terça-feira, 22 de novembro de 2016

ARTIGO| CONHECENDO YAMATAI E SUA HISTÓRIA.





Tomb Raider é conhecido pela sua peculiaridade e potência cultural, trazendo contextos históricos marcantes e inserindo-os no cotidiano de forma simplória porém eficaz. O Killer Croft pretende fazer um estudo de caso sobre as culturas exploradas por nossa grande arqueóloga Lara Croft, à partir do Reboot que deu um rumo diferente a franquia e a personalidade da protagonista. 

Desde 2013 nós conhecemos um pouco mais sobre Yamatai, e provamos em 2015 o gosto de Kitej, ainda é uma lacuna do que iremos encontrar daqui há uns anos juntamente com o próximo capítulo dessa trilogia portanto, por hora, vamos conhecer um pouco mais de Yama-taikoku.

Contexto histórico. 

Yamatai na verdade se chama Yama-taikoku (邪馬台国) ou Yamaichi-koku (邪馬壹國) é um nome dado para um antigo país em Wa que hoje é conhecido como Japão, sabemos disso graças a rextos chineses chamado de 'Arquivos dos três reinos' que era governado por uma rainha chamada Himiko, retratada no penúltimo Tomb Raider lançado.

Os relatos mais antigos podem ser encontrados em textos  dinásticos chineses chamado de '' Vinte e Quantro Histórias''  da ''Dinastia Oriental Han'' do primeiro e segundo século, do terceiro século pela Reino Wei e o sexta disnastia regido pelo  reino Sui.

Essas informações só se tornaram mais sólidas  a partir do terceiro século quando chineses viajaram pelo arquipélago pela primeira vez.

''Indo para o sul pela água durante vinte dias, primeiro chegamos ao país de Toma, onde o oficial é chamado de ''Mimi'' e seu tenente miminari. Aqui há cerca de cinquenta mil lares. Em seguida, indo para o sul, chegamos ao país de yamatai, onde uma rainha mantém sua corte. Esta viagem leva dez dias pela água e um mês por terra. [...] Existem aproximadamente sesenta mil Lares. (115, tr. Tsunoda 1951: 9 )''




Conta o registro sobre o paradeiro da Ilha que era sustentada pelo domínio de uma mulher. A rainha Himiko não era só amada pelo seu povo, tão pouco uma governante com punhos de aço que mantinha os interesses de suas terras em dias, ela era internacionalmente respeitada. Um registro conta que certa vez  Himiko enviou um servo de sua corte para o imperador Cao Rui ( Rui era o nome da família real a qual o imperador pertencia) e o governante do país de Wei que atualmente é a China, segundo o relato o imperador soube como agradar a rainha, concedendo-lhe o título de ''Rainha Amigável de Wa  para Wei'' o que significa que uma aliança foi selada, tornando Himiko uma aliada japonesa para a China antiga, mantendo assim uma relação tributária de respeito.

Juntamente com o título, a rainha foi presenteada com a decoração do selo de ouro com fita roxa, três pedaços de um tecido especial chamado ''brocado'' na cor azul com detalhes entrelaçados, cinco pedaços de tapeçaria com delicados desenhos florais, cinquenta comprimentos de seda branca e duas espadas.

Com certeza não era sábio se opor contra essa rainha que estendia seu poder além das suas fronteiras, mas o que Yamatai representava? A localização de Yamatai sempre foi um mistério em toda a história da antiguidade japonesa, inclusive muitas pistas falsas foram dadas ao longo da história, o debate a respeito  do paradeiro da cidade antiga mais consistente durou 200 anos, a teoria diz que  do norte de Kyushu (terceira maior ilha do arquipélago japonês) ou a região central de Kinki, esse debate que envolve historiadores profissionais, arqueólogos e etnólogos e por passagem muitos amadores também renderam alguns livros que mesclam a história central com boatos criados ao longo dos anos.


Yamatai.

Yamatai permanece um mistério, mas um mistério plausível, uma vez que sua localização coincide com o famoso '' Triângulo do Dragão'' ou mais conhecido pelas pelas pessoas em todo mundo, principalmente pescadores como '' Mar do Diabo'', o mito de que cruzar essas águas pode te levar a outra dimensão, real causador do desaparecimento de aviações e embarcações marítimas, tornando as águas costeiras japonesas em perigo em potencial. Cientificamente falando, tanto o Triângulo do Dragão quanto o Triângulo das Bermudas situam-se na mesma linha de latitude, formando um ângulo de de 35 graus, levando alguns cientistas a acreditarem que existe um buraco de minhoca ligando uma localidade a outra, dando a entender que ambos os triângulos servem  como um buraco negro e um buraco branco de acesso total entre um e o outro.

Himiko

A história natural japonesa não cita a rainha xamanista, mas faz relações entre ela e outras figuras lendárias como por exemplo a ''Rainha Consorte'' conhecida como Jingo, mãe do imperador Ojin. Essas suposições fazem do conceito núcleo do game lançado em 2013, sobre a procura do espírito de uma rainha lendária em busca de uma descendente para poder transferir sua alma e reinar novamente real ?  

Em meio a tantas informações soltas a respeito da história de Himiko, temos o luxo de poder '' viajar '' e fazer algumas suposições que seriam:

  • Assim com o profeta por que a rainha não foi caçada pela Trindade ?
  • Será que existiu algum artefato como a fonte da vida eterna, no qual Himiko adquiriu a capacidade de manter sua imortalidade trocando de corpo?
  • Será que existem uma série de artefatos e o Profeta e Himiko tiveram cada um com um poder especial?
  • Será que a história em Tomb Raider está se repetindo de novo com artefatos capazes de elevar a capacidade humana como vimos no Tomb Raider III ?


Escrito por Peterson Yure.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yamatai


2 comentários:

KC Fan Site Official

KC Fan Site Official

Fansite Oficial

Official FanSite Official FanSite.