sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ARTIGO | CONHECENDO KITEJ E SEU PROFETA.



O Rise of the Tomb Raider mesclou histórias folclóricas importantes, e que tal em conhecer melhor a utópica cidade de Kitej e seu misterioso líder atemporal, o profeta ?


Tomb Raider, se destaca não só como um game que possui uma simetria e estilo que sobreviveram à década de 90 partindo para os anos 2000 a todo o vapor e se mantendo firme com sua proposta, que vai além de gráficos exuberantes e a jogabilidade marcante. O grande diferencial do game desde 1996 é a relação com o enredo e trama que prendam a atenção do jogador, fazendo-o sentir sede de aventura e de ir além em sua exploração virtual. Lara Croft já esteve em Atlântica, matou um lendário dragão japonês, ressuscitou o poderoso deus egípcio Set, visitou Avalon, Yamatai e por último nos surpreendeu mais uma vez trazendo pura história, contextualizada em sua última aventura, mostrando ao mundo os mistérios da cidade perdida de Kitej.

O que é Kitej ?

Sendo direto e pontual, a cidade saqueada no ROTTR se chama Kitezh, derivado de Kideksha a residência real onde morava o príncipe Vladimir no inicio do século XIII, que construiu a cidade no rio Volga chamada Malay Kitezh ( Pequena Kitezh), situado na antiga província de Nijiny Novgorod, atualmente localizada no norte da Rússia. E foi nas margens do lago Svetloyar que o príncipe decidiu algo maior, uma versão melhorada de sua pequena Kitezh, criando a Bolshoy Kitezh ( Grande Kitezh), apelidada carinhosamente pelo etimologista russo da antiguidade Max Vasmem de obscura.



Na trama vivida por nossa heroína, seus estudos apontam que o profeta migrou das regiões áridas do deserto da Síria para o extremo gelado europeu e fundou sua obra prima lá. Uma árdua decisão após enfrentar a trindade inúmeras vezes e pagar com a vida por isso, felizmente, o homem que guiou milhares de pessoas pelo deserto até a terra prometida era imortal, graças a Fonte Divina, um fragmento da alma de Deus que o profeta encontrou a muito tempo enquanto era jovem. Kitej no contexto do game, era uma cidade linda, à frente do seu tempo com um planetário que o século 20 não seria capaz de confeccionar com tanta perfeição, e assim como na história original, a cidade não foi projetada para uma grande batalha, ameaçados pela presença exercito mongol se aproximando, o profeta tomou uma difícil decisão e tornou seu exercito imortal para combater a ameaça inimiga. ( Oops... ) foi a pior ideia que o profeta poderia ter em toda sua existência. A fúria do seu exercito foi tamanha que afundou a cidade na neve, fazendo assim com que ela desaparecesse.

Mas o quão próximo da história verdadeira estamos ? Eu diria que por um triz, a cidade sobre o Lago de Kitezh também foi invadida pelo exército mongol, comandado por Batu Khan, que já tinha tomado algumas das terras russas e soube da cidade e quis conquista-la a todo custo. Uma pena que o preço a ser pago foi muito alto. Os mongóis tomaram a Pequena Kitezh, forçando o príncipe recuar para o bosque em direção a Grande Kitezh.

Relatos afirmam que alguns prisioneiros contaram aos Mongóis alguns caminhos secretos que funcionavam como atalhos para o lago Svetloya. O exército da Horda de Ouro alcançou os muros da cidade. Mas essa Kitej que estamos falando não tem astrólogos nem planetários , a grande cidade não tinha fortificações, nem seu povo estava preparado para lutar e consequentemente morrer, não existia exercito páreo para o exército da Horda de ouro, e sua população apenas rezou para que passasse o mais rápido possível. Sem hesitação ou contra-ataque, o mongóis partiram em direção a cidade com toda velocidade mas de repente pararam, eles estavam de frente à algo inédito, fontes de água surgindo do chão, e a cidade afundando em direção ao leito do rio. A última coisa que pode ser vista foi a cúpula brilhante de uma catedral com uma cruz no topo dela, e então tudo desapareceu.

(representação computadorizada do Batu Khan )

A história rendeu rumores incríveis sobre o desaparecimento da cidade, alguns dizem que somente aqueles que possuem um coração puro conseguem encontrar o caminho para a cidade perdida. A estrada para o lago ainda se chama ''caminho de Batu'' e o lago, apelidado de '' Atlantis Russa''.



Mas o profeta ? Qual a sua referência ? Pode ser levado em consideração que a inspiração para a construção do personagem do profeta do Rise of the Tomb Raider mescla personalidades históricas, até mesmo o pouco do príncipe fundador de Kitezh, Jesus Cristo, Moisés por conta do êxodo em direção a terra prometida.

O histórico de profecias transitam entre as culturas antigas através da história, passando pelo Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Na Grécia antiga e muitas outras. Tecnicamente, os profetas tem um papel na sociedade, capazes de promover mudanças à partir de suas mensagens e ações, aproximando Deus das pessoas.

Referencialmente, Jacob mescla referências bíblicas mais próximas da realidade, de um homem simples que assim como Davi, teve um propósito e conseguiu derrotar o gigante Golias, o nosso profeta descobriu um dos artefatos mais importantes da história, e o Killer Croft continua estudando as ligações entre Yatamatai e Kitej com relação a Himiko e Jacob.

Infelizmente todos esses boatos nos deixando na vontade de um spin off sobre como o profeta encontrou a fonte divina.

autor: Peterson yure.
referência :https://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta // https://pt.wikipedia.org/wiki/Kitezh

2 comentários:

  1. Muito bom a.princípio tinha certeza.que o profetA era Jesus fiquei em duvida.pelo fato dele se manter vivo.por tanto tempo resolvi Proucurar.e.vi q era um personagem fictício o jogo e tão real q parece falar do mesmo Bravo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a.princípio tinha certeza.que o profetA era Jesus fiquei em duvida.pelo fato dele se manter vivo.por tanto tempo resolvi Proucurar.e.vi q era um personagem fictício o jogo e tão real q parece falar do mesmo Bravo...

    ResponderExcluir

KC Fan Site Official

KC Fan Site Official

Fansite Oficial

Official FanSite Official FanSite.